BREVE HISTORICO

1 – HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

No início de sua história, a organização contava com o projeto Casa Abrigo e o atendimento às famílias de baixa renda. Suas atividades começaram em São Miguel Paulista e a partir de 1990, a Obra foi transferida para Itaquera, com sede própria e implantação de outros projetos sociais como o Núcleo Sócio Educativo, atual CCA (Centro para Crianças e Adolescentes).

Para os adolescentes e membros da família, eram oferecidos cursos de qualificação profissional desde 1996, projeto em parceria com empresas, sem convênio com o Governo, o qual se deu a partir de 2005 com a SAS (Secretaria da Assistência Social).

O atendimento a 400 famílias de baixa renda era disponibilizado com orientação psicossocial e psicológica, palestras, cursos, reuniões com dinâmicas de grupo, oficinas e festas temáticas.

Em 2008 foi firmado convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social SMADS, para prestação de serviço de acolhimento na região de Guaianases, o que proporcionou o aumento na capacidade de atendimento da entidade.

A Instituição Filantrópica Novo Lar Betânia atua na Zona Leste de São Paulo, trabalhando com os serviço de acolhimento há cerca acerca de 20 anos.

Neste percurso vem desenvolvendo, além do trabalho voltado para a criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social, outras ações voltadas para as famílias, visando sua reorganização.

Em razão de sua atuação, a instituição vem sendo reconhecida pela Vara de Infância e Juventude de Itaquera, FUMCAD e por outros órgãos da rede sócio-assistencial e da garantia de direitos, por seu trabalho voltado para a criança e o adolescente.

O Novo Lar Betânia segue as Orientações Técnicas que referenciam as diversas instâncias de proteção: os Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e o Conselho Nacional do Direito da Criança e do Adolescente – CONANDA, além das diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, PLAS/2009-2012 e do ECA-Estatuto da Criança e Adolescente.

Atualmente, o serviço tem convênio firmado com SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e com o FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Menu